A 10ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas agitou o Parque Gentil Diniz, em Contagem, na última quinta-feira (10/4). Unindo dança, literatura e políticas de incentivo à cultura, o evento teve como destaque o lançamento dos editais do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) 2025.
Para o secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, a escolha do evento para o lançamento dos editais foi estratégica. "A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é o momento de valorização dos nossos artistas contagenses. Não à toa foi o local escolhido para lançar os editais do FMIC 2025", afirmou, relembrando a trajetória do evento.
Logo em seguida, a abertura ficou por conta da Dança Circular, conduzida por Juliana Costa com o grupo da terceira idade do SESC Viver +. A apresentação foi interativa e envolveu o público presente, que foi convidado a dançar e compartilhar o momento.
Na sequência, as escritoras Júlia Gomes Mercer e Carolina Cunha lançaram seus livros "A Tempestade" e "Amor & Solidão", respectivamente, em uma roda de conversa mediada pela também autora Dani Braga. Durante o bate-papo, ambas falaram sobre o amor pela literatura, seus processos criativos e futuros projetos.
A autora Carolina Cunha compartilhou suas expectativas em relação ao futuro da literatura e à formação de novos leitores. “Participar da Noite Mineira foi, de certa forma, uma maneira de incentivar a leitura e apresentar ao público diferentes gêneros literários, como a carta e o poema — tipos de textos que, geralmente, não estão entre os preferidos dos leitores, que tendem a se interessar mais por romances”, pontuou a escritora.
O evento também conquistou o público pela atmosfera acolhedora do Parque Gentil Diniz. "É sempre um prazer ir ao Parque Gentil Diniz, que é um dos melhores lugares da cidade. Quando tem evento, fica melhor ainda, pois tem uma cervejinha gelada, um churrasquinho. Esse ambiente acolhedor do parque já é a atração principal. Além disso, teve o lançamento de livros, que eu amo. Fico feliz demais ao ver que tem gente na cidade escrevendo e publicando", destacou o jornalista e documentarista, Felipe Pedrosa.
Mesmo com a garoa que insistia em cair, o público permaneceu até o encerramento, quando foi anunciado oficialmente o edital do FMIC 2025. A iniciativa destinará recursos para projetos culturais em diversas áreas, como música, literatura, teatro, audiovisual, cultura popular e artes visuais. Representantes da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) apresentaram os detalhes do edital, ressaltando a importância da política de fomento para a cultura em Contagem.
Felipe Pedrosa também elogiou a iniciativa: "Foi maravilhoso! Teve ainda a apresentação dos editais. Tudo muito bem organizado, agradável. É um tipo de evento que deveria acontecer todo mês. A chuva deu uma pequena atrapalhada, mas eu sou guerreiro e fiquei até o final", completou.
Desde 2022, o projeto Noite Mineira de Museus e Bibliotecas se consolidou como um evento mensal de valorização dos espaços culturais de Contagem. Ao todo, já foram realizadas 22 edições, sendo 10 em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A iniciativa tem como objetivo promover lançamentos literários, rodas de conversa, oficinas e intervenções artísticas, fortalecendo os vínculos entre as diversas linguagens artísticas, o território e a comunidade.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.